top of page

Como eu melhorei meus renders.

Eu comecei a renderizar com Vray aos 20 anos e meus renders eram horríveis, nessa época eu estava cursando design de interiores e mostrei a uma das minhas professoras um render que eu havia passado a noite tentando fazer, dai ela disse que ainda poderia melhorar muito, que eu estudasse mais, dai o tempo foi passando e eu fui adquirindo conhecimento técnico necessario para fazer um projeto e consequentemente os renders foram melhorando mas ainda faltava algo, dai comecei a testar materiais, baixei uma biblioteca de vismats que tinha para download na internet e fui aplicando e observando a forma que eram configurados, como um material gerava reflexo e outro não.

Este render abaixo foi um dos primeiros, ainda não dominava iluminação e nem uma edição de materiais mais realista, mas tinha vontade de aprender e fui pesquisando.

Achei um blog chamado Nomeradona, aquilo para mim era um achado, eu comecei a ler e a baixar alguns blocos que ele disponibilizava, e fui fazendo novas imagens,

Naquela época no contexto em que me encontrava aquilo era o máximo, As pessoas que estudavam comigo começaram a me pedir para ensina-las e foi assim que também comecei a dar aulas, mas não parei por ai, depois de um tempo descobri o fórum Sketchup Brasil onde postava alguns trabalhos e a galera dava sugestões de como melhorar e assim fui evoluindo e postando a evolução, dai também comecei a ajudar as pessoas que tinham duvidas.

Até que finalmente com algumas poucas imagens, montei meu portfólio e fui atrás de um estágio em escritório, eu já havia estagiado em loja de moveis, fabrica de modulados e usava promob, mas não curtia muito pq queria realismo e modelagem orgânica, e o Sketchup me dava essa possibilidade, Dai um dia bati na porta da 2LS arquitetura, Apresentei meu portfólio e 1 semana depois fui chamado, nesse estagio fui aprendendo mais ainda pois eu tinha alguém para dizer muda isso que vai ficar melhor, ilumina aqui, quero esse material assim, e isso foi fazendo com que eu buscasse sempre melhorar os renders, dai postei no sketchup Brasil uma imagem que apesar de conter pontos de luz estava escura, lembro-me que alguém sugeriu que eu aprendesse conceitos de fotografia e a configurar o physical Câmera no vray, pronto, era isso que eu precisava pra melhorar em 10x meus renders, e com o passar dos trabalhos eles melhoravam mais ainda, conforme eu estudava e aplicava, postava e recebia o feedback, ajustava e assim melhorava muito, até que o inesperado me aconteceu, fui na casa de um amigo e conversando sobre motos ele me perguntou se eu queria dar uma volta na dele, fui dar a bendita volta, perdi o controle da moto e cai, fraturei a clavícula e fiquei 2 meses de molho, só que agora eu tinha mais tempo para ler e assim eu fiz, passei 2 meses lendo sobre renderização, conceitos, camera, luzes, materiais e assim que pude mexer o braço eu comecei a aplicar, me recuperei e voltei ao trabalho e logo mostrei a evolução, na época as donas do escritório ficaram bastante surpresas pelo fato de eu não ter ficado parado mesmo estando impossibilitado de fazer algo eu usei isso para aprender e melhorar o que eu fazia no escritório, mas eu ainda tinha as limitações do programa, na época o sketchup rodava em 32 bits e vez ou outra travava ou fechava com bugsplat, até que a Trimble comprou do google e logo fez melhorias, e a chaos group acompanhou essas melhorias e lançou também uma versão nova do vray, aquilo era tudo que eu precisava para dar um UP e eu usei o vray 2.0 até o limite do que ele oferecia, desenvolvi varias técnicas nele e evolui bastante, dai veio o vray 3.4 e em seguida o 3.6, essas ultimas versões tem sido ótimas para realismo e são fáceis de configurar e de conseguir bons resultados.

Em resumo para melhorar seus renders assim como eu fiz com os meus, Nunca deixe de aprender, sempre pesquise como fazer algo de uma forma melhor, leia e estude sempre que possível, e treine bastante o que você estudou.

Para você que leu todo o post e quer saber mais sobre vray, deixa seu email no fim da pagina que eu vou te enviar gratuitamente um PDF explicando o vray 3.4, mostrando os comandos e as configurações.

E se você gostou, curte e compartilha esse post para que outras pessoas possam ler e assim buscar melhorar seus renders também.

Allan Rodrigues é Designer, Acadêmico em arquitetura e urbanismo e nas horas vagas escreve sobre seu cotidiano.

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page