top of page

Como Otimizar o Sketchup

Nada é mais chato que um travamento no Sketchup, e quando isso se torna frequente fica horrível para se trabalhar, mas você sabe a causa?

Nesse artigo vou te ensinar alguns passos para "aliviar" o programa deixando-o um pouco mais rápido.



O primeiro passo é manter a barra de ferramentas limpa, deixando apenas o necessário, remova todos os plugins que não usa e as ferramentas repetidas, para fazer isso basta clicar com o botão direito do mouse na barra de ferramentas e desmarcar o que quer remover, outro meio de se fazer isso é indo em visualizar e abrindo barra de ferramentas, também desmarcando as opções desejadas, e por fim o método que eu acho mais fácil, simplesmente puxar a ferramenta para fora da barra e fecha-la, assim o sketchup vai demorar menos para carregar e iniciará mais leve.

Segundo passo é modificar o estilo do viewport, se você clicar e visualizar e ir em estilos de aresta, notará que está ativo arestas e perfis, desmarque perfis para otimizar, pois esses efeitos de linha adicionais pesam no programa, porém desmarca-lo não é suficiente, então na janela estilos na bandeja, procure a pasta estilos padrão e em seguida notará que alguns deles possuem um reloginho verde, isso indica que este estilo é otimizado, escolha sombreado com texturas e vamos ao próximo passo.

o terceiro passo é manter sempre o desenho limpo e regularmente acione o purge, isso pode ser feito de 3 formas, a primeira é abrindo informações do modelo clicando em janela, e ir na opção estatísticas > eliminar não usados, a segunda é utilizando o plugin purge e a terceira o plugin clean up.

o quarto passo é abrir preferências > geral e alterar o salvamento automático de 5 para 40 minutos, para que trave menos por estar salvando, e o ideal é que você aprenda a sempre salvar ao fazer algo importante ou que foi dificultoso.

por ultimo o quinto passo é utilizar atalhos, faça isso adicionando atalhos em preferências >  atalhos, em filtrar digite o nome da ferramenta que deseja criar o atalho, ao lado tem outros dois campos um com sinal de + e outro  de -, no que tem sinal de + digite o atalho desejado, você pode variar com ctrl, shift, alt e números e letras, ao definir o atalho, basta clicar no sinal de + e ao finalizar a configuração de todos os atalhos desejados, basta dar ok.

E para fechar com chave de ouro, clique em arquivo > salvar como modelo, escolha um nome, clique em descrição e pronto, agora todas as vezes que abrir o sketchup, ele iniciará com esse formato.

se você gostou desse artigo, compartilha ele com outras pessoas, confira também essa aula em video no meu canal no youtube clicando aqui e faça parte do grupo vip no whatsapp, descomplicando o vray clicando no link abaixo.

https://chat.whatsapp.com/LTWgVfSpT6n6MYhOPZsOIb

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page