top of page

Vai mobiliar a casa e não sabe como escolher os materiais dos móveis?

Como escolher o melhor material para os móveis


Escolher os materiais do mobiliário vai muito além de escolher cores e padrões, pois nem sempre o material possui aplicação para o ambiente que será inserido, como por exemplo moveis para area externa, coloque cadeiras e mesas que não obtenha um tratamento impermeabilizante e veja seus móveis desmancharem em poucos meses, porém utilizando o material correto o móvel pode durar anos apenas com as manutenções corretas.





Vamos ver como funcionam essas aplicações?


MDF - um dos mais conhecidos do mercado o MDF pode ser bastante durável se utilizado corretamente, é importante saber que é um material que não gosta de umidade e consequentemente pode estourar e inchar quando exposto a água, possui uma boa aplicação para moveis em geral, podendo serem utilizados até mesmo em cozinhas e banheiros desde que sejam bem cuidados.


MDP - pouco se fala desse material ou se difunde informações incorretas a respeito,

Esse material e constituído de lascas de madeira prensadas e coladas em alta temperatura, por isso possuem uma resistência a água maior que o MDF, pois quando molhados podem dilatar e voltar ao normal, pode ser usado para móveis em geral mas sendo mais recomendado para áreas como cozinha e banheiros.


Compensado - é um material formado de folhas de madeira prensadas e coladas, formando o que chamam de biscoito, por ser formado de placas praticamente inteiras de madeira ele possui uma maleabilidade maior e uma excelente resistência, porém esse material precisa ser revestido com fórmica, folhas de PVC ou folhas amadeiradas conhecidas como folheados, servem para diversos tipos de móveis.


OSB - são pedaços finos de madeira agregados com cola e formam uma chapa toda colorida, foi muito utilizado nos anos 2000 e possuem uma excelente resistência e acabamento, não sendo necessário revestir, serve para diversos tipos de móveis também.


Madeira maciça - É um material altamente resistente, porém necessita de acabamento com verniz que precisa ser refeito depois de um tempo de uso, resistente a água a madeira maciça pode ser utilizada para diversos moveis porém é necessário cuidados para que a peça não atraia cupins, uma desvantagem é seu processo de montagem que requer cola ou parafusos maiores, além de serem mais pesados.


Agora que você sabe um pouco de cada material fica mais fácil fazer sua escolha, na dúvida consulte sempre um profissional de interiores ou arquitetura para fazer a melhor escolha.


Gostou desse post? Comenta e compartilha!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page