top of page

Laca, o que é isso?

E como  usar corretamente


Laca é um dos mais bonitos e apreciados materiais existentes na fabricação de móveis, mas você sabe como é feita e como fazer uma utilização mais eficiente?





A laca é obtida a partir de um processo artesanal onde o móvel é emassado, lixado e pintado com tinta automotiva, esse processo faz com que a peça ganhe um acabamento que pode variar entre fosco, acetinado e polido.


Fosco - como o próprio nome já diz é sem brilho, a laca fica mais lisa e sem reflexos.


Acetinado - a peça tem um pouco de brilho mas seu reflexo não possui nenhuma nitidez, é bastante utilizado por ser bem discreto.


Polida ou auto brilho e a qur mais recebe camadas de tinta, e logo após uma camada de verniz para preservar o brilho da peça.


Peças laqueadas podem arranhar com facilidade, por isso é importante não usar produtos abrasivos para efetuar a limpeza, dê sempre preferencia a panos de limpeza macios para evitar danificar a peça.


Durante o projeto eu geralmente busco posicionar peças laqueadas em pontos onde o risco de arranhões da peça é menor, dessa forma evito o desgaste e aumento a vida útil da peça.


Uma alternativa para a laca convencional são os MDFs laqueados que necessitam do mesmo cuidado porém na execução podem custar menos que um processo de laqueamento que geralmente custa caro por ser um trabalho bastante manual.


Gostou do post? Comenta o que achou e compartilha com os amigos


Um abraço!

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page