top of page

MDF?

O que é e como posso utilizar





Muito se ouve falar sobre esse material mas poucos sabem o que realmente é.







MEDIUM DENSITY FIBERBOAD que significa placa de fibra de media densidade é uma placa constituída de fibra de madeira, o processo de fabricação se dá a partir da extração de madeiras como o eucalipto, a madeira é levada para a fabrica onde passa por um processo de trituração onde as lascas se tornarão o MDP e as lascas menores se tornarão uma especie de farinha que será levada a uma prensa de alta temperatura para compactar e formar a chapa de MDF, no entanto ela sai crua da prensa e passa por mais alguns processos onde as chapas recebem uma folha no qual está impressa o padrão de madeira ou de cor que constará nela, essa folha é posicionada nos 2 lados da chapa e colada em alta temperatura para fixar bem e no caso dos madeirados receber as marcações dos veios, ao finalizar esse processo a chapa de MDF recebe uma camada de um produto chamado melamina que dá acabamento e proteção a peça, no caso dos MDFs alto brilho também conhecidos como laqueados, recebem uma camada de verniz para ficar com bastante reflexo.



Finalizado todo o processo as chapas são direcionadas as madeireiras para venda ao consumidor final que podem ser desde marcenarias a pequenas e medias lojas de móveis projetados e modulados.


Durante minha pesquisa sobre MDF achei esse vídeo da marca Berneck, bastante interessante que mostra passo a passo como é feita a fabricação de uma chapa de MDF.





Não sabia que o MDF era produzido dessa forma e gostou da minha explicação? Deixa seu comentário e suas duvidas, ficarei feliz em responder.

RECENT POSTS

FEATURED POSTS

FOLLOW US

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page