Bump, Displacement, Normal map?
Provavelmente você já ouviu alguma dessas palavras do titulo desse post, mas você sabe o que elas significam?
É muito comum ouvir palavras desse tipo quando falamos de configuração de materiais, pois sem elas a maioria dos materiais não ficam com características físicas reais, por isso eu resolvi mostrar aqui o que é cada um desses mapas para ajuda-los a entender onde usar cada um.
Vamos começar pelo bump pois sua configuração abrange também o normal map, ele serve para criar diferenças de relevos, rugosidade e deformações, porém ele não aumenta o volume do objeto, é nada mais nada menos que uma imagem igual a mesma utilizada na camada diffuse, porém apenas em escala de cinza, mas o efeito pode ser criado também com o uso de um normal map, que consegue acrescentar mais detalhes que não ficam tão obvios com a imagem preto e branco, pois o normal preserva detalhes de profundidade da textura, note abaixo a diferença entre um bump e um normal map.
Bump Normal map
Note que o bump se resume apenas a uma imagem escala de cinza, se usado na configuração de uma madeira faria com que os veios ficassem mais notáveis, porém o normal map além dos veios, ele também passaria a sensação de rugosidade, o que tornaria o material mais realista dependendo do tipo de madeira, caso fosse uma mais lisa com veios sutilmente aparentes o bump seria a melhor opção, porém se for uma madeira com veios mais grosseiros, o normal map seria a melhor opção.
Já o Displacement é o que usamos para além de detalhes, criar volume no material, é um mapa ideal para pedras ou madeiras mais rusticas, troncos de arvores e até mesmo agua em movimento, trata-se de uma imagem em preto e branco ou escala de cinza, capaz de gerar aumento no volume do material, simulando perfeitamente materiais que apresentem esse tipo de deformação, como também os tiljolinhos.
Veja a diferença de um mapa displacement do mesmo que mostrei o bump e o normal map.
Note que ele é apenas preto e branco, sendo o branco a parte que cria volume positivo e o preto cria volume negativo, mas o que isso quer dizer? quer dizer que tudo o que for preto será como se estivesse para dentro do material, por exemplo se fosse uma parede de tijolos, a parte preta seria a junta entre um tijolo e outro.
Espero que esse artigo tenha sido util para você e que tenha esclarecido duvidas, se você gostou, compartilhe para que outras pessoas também possam tirar essa duvida.
E se você quiser saber como eu aplico materiais nos meus renders é só clicar no link abaixo.